Músculos do períneo

Aprendemos semana passada que o períneo, ou assoalho pélvico, é formado por um conjunto de músculos. Hoje vamos visualizar melhor como são esses músculos. Não vou me prender ao nome de todos eles, mas na localização para relacionar com suas funções.

Homens e mulheres possuem períneo, ao contrário do que muita gente imagina. Isso mesmo, homem também tem períneo. No entanto, algumas disfunções como a incontinência urinária por exemplo são muito mais comuns nas mulheres, sendo assim o tema mais abordado nessa população.  Abaixo veremos a anatomia muscular nos dois sexos.

Existe uma camada mais superficial e uma camada profunda de músculos perineais.

A ilustração acima mostra a camada profunda. Não se preocupe com os nomes dos músculos.

Observe algumas coisas. Existe músculo circundando o reto e indo lá pra frente. Peceba um ossinho pontudo na região posterior – é o cóccix. Tem músculos inseridos alí. Será que uma fratura de cóccix pode alterar o funcionamento desses músculos? Isso é assunto pra mais tarde, mas já comecem a pensar a respeito. Veja onde está a uretra. Tem músculo ali em volta.

Essa é a camada mais superficial. Observe que existe músculo em volta do ânus – o esfíncter anal externo, bastante importante na evacuação e na continência fecal.

Em volta da vagina, no desenho da mulher, tem o bulbocavernoso. Perceba que ele também existe no homem, mas com uma disposição diferente. Este músculo está relacionado com a função sexual.

Nesta figura temos uma outra visão da região pélvica feminina. Localize primeiro a bexiga (na frente), o útero (no meio) e o intestino (atrás). Veja que da bexiga sai a uretra, que se comunica com o meio exterior – é por aí que fazemos xixi. O importante aqui é mostrar a vocês o esfíncter da uretra, circulado em vermelho. Este é um músculo importante durante a micção (ato de urinar)  e para a continência urinária.

Assim como no sexo feminino os homens também possuem o músculo esfíncter da uretra, com as mesmas funções da mulher – micção e continência urinária. É  muito raro acontecer incontinência urinária masculina sem alguma doença neurológica ou cirurgia. No entanto é bastante comum após cirurgia de próstata nos primeiros meses, podendo se manter em alguns casos. Vamos abordar o tema “incontinência urinária” mais pra frente e separo um post pra falar da masculina.

Você já aprendeu bastante até aqui. Já vimos a anatomia externa, descobrimos que períneo é um conjunto de músculos e visualizamos como eles são, relacionando um pouco com suas funções.

Mas se são músculos será que eu tenho controle sobre eles? Isso é assunto pra um próximo encontro. Comecem a pensar a respeito.

Boa semana a todos.

About these ads

2 Comentários

  1. 27/02/2012 às 11:23 am

    [...] mesmo acontece na bexiga urinária. A urina vai o tempo todo fazer pressão para sair e cabe aos enfincteres uretrais estarem fortes os suficiente para fechar a saída. Assim a pressão de fechamento da uretra deve [...]

  2. 21/03/2012 às 12:34 am

    [...] No entanto, existem outras estruturas envolvidas, além dos músculos do assoalho pélvico. [...]


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: