Controle do períneo

Semana passada aprendemos sobre os tipos de músculos e que o períneo é um conjunto de músculos estriados esqueléticos. Assim nós temos  controle sobre eles e podemos contrai-los e relaxa-los sempre que quisermos.

Tudo bem, mas como fazer isso? O períneo está lá embaixo e lá dentro – eu não consigo vê-lo. Como vou saber se estou contraindo ou relaxando?

Vamos pensar um pouco em duas das funções do assoalho pélvico – manutenção da continência urinária e da continência anal. Muito bem, ser continente quer dizer não perder urina,  nem fezes, nem gases. Ou seja, somente urinar, evacuar e soltar flatos quando estiver disposto a tal. É ter controle sobre isso. Vamos abordar esses temas com detalhe mais pra frente.  Agora a intenção é tentar perceber o períneo.

Quando nascemos não temos controle sobre a continência. Nossos pais que o digam, pois trocaram inúmeras fraldas por dia durante muito tempo. Mas chega uma certa idade que ganhamos um peniquinho e passamos a ser estimulados a fazer xixi e cocô ali. Após uma longa trajetória de estímulos e parabenizações conseguimos e passamos a ter controle das nossas funções urinárias e evacuatórias.

Estamos começando a ter controle e coordenação de nossos esfíncteres. Nessa época nos concentramos muito no que estamos fazendo e aprendemos a cada dia, até que fica fácil e passamos a não nos preocupar muito em como fazer. Isso porque com a repetição o ato acaba ficando automático.

Então vamos nos tornando adultos e, a menos que tenhamos alguma disfunção, a ida ao banheiro acaba se tornando uma rotina que não damos atenção.

A gente senta, relaxa e faz xixi. Ou senta, dá uma relaxada  nas pernas, faz uma forcinha com a barriga e faz cocô.

O que você talvez não saiba, ou não percebe, é que nesse momento você relaxa o períneo. E é somente por relaxar o períneo é que você consegue evacuar e urinar sem dificuldade.

Agora imagine essa situação. Quando você está no trabalho e ficou horas na frente do computador postergando a ida ao banheiro. Quando já não está aguentando se dirige ao toilet e o mesmo está ocupado. O colega de trabaho demora pra sair e você está quase fazendo xixi nas calças. Ou pior, está começando a ter cólicas intestinais e parece que está sentindo o cocô querendo sair. O que você faz? Você aperta lá embaixo pra segurar o xixi ou pra fechar o ânus e evitar um acidente, não é? Pois bem, nesse momento você está contraindo os músculos do períneo. Quando finalmente você entra no banheiro, senta no vaso e relaxa lá embaixo, dando aquele suspiro de alívio “ahhhh” você está relaxando o períneo.

Pra finalizar vamos visualizar essa situação. Você comeu aquela feijoada no domingo, tomou umas cervejinhas e voltou pra casa. No carro a barriga começou a fazer uns ruidos e distender. Chegou na garagem, chamou o elevador torcendo pra subir os 15 andares até seu apartamento sem companhia. Mas eis que ao abrir a porta vê que os vizinhos da cobertura estão lá, ou seja, vão subir os 15 andares com você. A vontade de soltar pum fica maior a cada andar que passa e  você segurando, fechando o ânus com todas as forças. Ou, seja, você mais uma vez está contraindo o períneo. Finalmente chega seu andar, você  entra em casa, vai ao banheiro, relaxa lá embaixo e deixa o pum sair. Muito bem, você relaxou o períneo.

Coloquei esses exemplos aqui pra você perceber que você contrai e relaxa o períneo no seu dia a dia e provavelmente nem sabia.

Agora que sabe comece a prestar atenção.  Semana que vem falaremos mais sobre isso.

Boa semana a todos.

About these ads

1 comentário

  1. Juliana said,

    24/01/2012 at 11:44 am

    Oi Samanta….

    Sou da especialização da UNIFESP…. Amiga da Val….
    Parabéns pelo blog…..Adorei…Ótima iniciativa…..

    Um Beijo


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: