Incontinência urinária

Olá, agora que já vimos como funciona o controle da bexiga e o ato de urinar, vamos conversar um pouco sobre Incontinência Urinária.

A Incontinência Urinária (IU) é definida pela Sociedade Internacional de Continência (ICS) como qualquer perda involuntária de urina.

Apesar de  poder ocorrer no sexo masculino é mais comum em mulheres. Alguns fatores referentes ao sexo feminino explicam essa maior ocorrência: uretra mais curta, presença da fenda vaginal, influência da menopausa e gravidez.

Estima-se que 40% das mulheres terão incontinência urinária em algum momento de suas vidas. Assim é um tema muito importante de ser abordado e conversado. Você alguma vez já tossiu e saiu um pouquinho de xixi? Ou teve vontade de urinar e não deu tempo de chegar ao banheiro? Ou ainda tem vontade de urinar o tempo todo e acorda várias vezes a noite por causa disso? Já conversou sobre isso com seu médico?

Infelizmente muitas mulheres acham que ter um escape de vez em quando é normal, não dão importância a isso e só procuram ajuda quando os sintomas começam a priorar tanto que chegam a atrapalhar a vida social. Outras, nem assim procuram. Por vergonha ou devido a tabus vão convivendo com a incontinência como se fosse algo natural.

Mas o que é normal e o que é patológico? A ICS considera normal urinar de 4 a 8 vezes por dia e até uma vez à noite, o que dá  cerca de 1 vez a cada 3 horas. Urinar toda hora e/ou acordar mais de uma vez à noite pra urinar já pode ser um sinal de que algo não vai muito bem. Perder urina em situações como espirrar, tossir ou rir, por exemplo, não é normal em nenhuma idade. Ficar com a calcinha molhada de xixi porque pingou durante o dia também não. Assim como ter vontade intensa de urinar de repente, sendo necessário sair correndo pro banheiro, perdendo ou não urina no caminho.

Se você apresenta algum desses sintomas você pode ter incontinência urinária. Marque uma consulta com seu ginecologista e explique o que está acontecendo. O médico, geralmente o ginecologista ou o urologista, é o profissional responsável por fazer seu diagnóstico. Algumas patologias, como a infecção urinária, por exemplo, podem levar a sintomas parecidos com  os da incontinência. Seu médico, através de seu histórico, uma avaliação física e provavelmente alguns exames chegará ao diagnóstico adequado.

A Incontinência Urinária, ao contrário do que muita gente pensa, não é uma patologia somente de mulheres idosas, podendo ocorrer em qualquer época da vida. Em crianças (teremos um post só pra esse tema mais pra frente), em jovens,em gestantes, em mulheres que acabaram de entrar na menopausa e em idosas. Assim toda hora é hora de ficar atenta.

Existem diferentes causas e tipos de IU.

Incontinência Urinária de Esforço (IUE)

Quando ocorre perda de urina ao tossir, espirrar, carregar peso ou fazer atividade física,por exemplo. Ou seja, situações em que após um esforço há saída de xixi.

Ocorre porque a pressão exercida sobre a bexiga é maior que a pressão de fechamento da uretra.

 

 

Incontinência Urinária de Urgência (IUU)

Caraterizada por uma série de sintomas, sendo o principal uma vontade repentina e muito forte de urinar que se faz necessário sair correndo ao banheiro.

Geralmente associada frequencia elevada de idas ao banheiro durante o dia e à noite.

 

 

Incontinência Urinária Mista (IUM)

Uma associação dos dois tipos anteriores. Ocorre tanto sintomas de esforço quanto de urgência.

 

 

 

Incontinência por Transbordamento

Gotejamento de urina, que deixa a calcinha sempre molhada, independente de haver esforço.

 

 

Incontinência por Bexiga Neurogênica

Uma alteração neurológica pode alterar o funcionamento adequado da bexiga. Lembre do controle neural da bexiga visto anteriormente. Assim situações como um AVC, um trauma na medula, a Esclerose Múltilpla, dentre outros, podem alterar esse controle e levar a diferentes quadros de incontinência.

 

 

Incontinência Urinária Infantil

O momento de sair das fraldas é muito importante pro controle adequado da bexiga e pra ganho de coordenação no ato de urinar. Os pais precisam ficar atentos nos hábitos urinários de seus filhos, pois as crianças podem desenvolver disfunções miccionais nessa fase.

 

Incontinência Urinária Transitória

Algumas mulheres podem ter incontinência devido a algumas situações específicas, que uma vez não mais presentes o  sintoma urinário some. Por exemplo, após uma cirurgia, durante a gravidez ou no pós parto recente, devido a uma infecção urinária etc.

 

 

 

Vamos falar mais detalhadamente sobre os tipos de Incontinência Urinária em diversos posts mais pra frente. Assim como sobre fatores de risco, exames, prevenção e tratamento.

Já sabem, tendo dúvidas é só escrever. Tenham uma ótima semana.

About these ads

15 Comentários

  1. 21/03/2012 at 12:34 am

    [...] A Teoria Integral da Continência preconiza que todas essas estruturas devem estar em perfeito funcionamento para não haver incontinência. [...]

  2. viviane said,

    28/05/2012 at 1:37 am

    Sinto muita vontade de ir ao banheiro no periodo noturno mais antes de dormir isso tambem pode ser considerado IU?

    • 10/06/2012 at 11:58 am

      Olá, Viviane. Esse pode ser um dos sintomas da Incontinência Urinária de Urgência. Falarei mais a respeito sobre esse tipo de incontinência mais pra frente. Tente urinar antes de deitar e evitar tomar líquido 2 horas antes de dormir.

  3. ninha said,

    20/07/2012 at 2:21 pm

    oi minha calcinha fica molhada odia todo mais quando eu vo dormir ela fica seca considerado IU?

    • 22/07/2012 at 10:08 pm

      Olá, Ninha. Qualquer perda involuntária de urina é considerada incontinência. O fato de sua calcinha ficar molhada durante o dia pode ser devido a perda por gotejamento. Durante o dia você está em pé e realizando atividades que aumentam a pressão abdominal (levantar, corregar peso, rir etc). Durante a noite o simples fato de estar deitada já diminui a pressão sobre a uretra, pois não tem a força da gravidade agindo. Além disso, você não realiza esforço algum.
      Marque uma consulta com seu ginecologista e fale sobre esses sintomas.

      • ninha said,

        27/07/2012 at 2:10 pm

        obrigada pode deixar que vo sim beijos

      • ninha said,

        27/07/2012 at 2:11 pm

        tem remedio pra isso???

      • 29/07/2012 at 5:45 pm

        Existe tratamento pra Incontinência Urinária, sim. Pode ser fisioterapia, medicamentoso ou cirúrgico, dependendo de cada caso. Primeiro precisamos saber exatamente o que está acontecendo.

  4. Danielle Silva said,

    03/09/2012 at 12:30 am

    Sempre no momento do orgasmo eu me urino toda e se eu continuar sendo estimulada vai saindo urina sem eu controlar. Fico muito constrangida com meu namorado e penso ate em parar de fazer sexo em visto do constrangimento que me causa. Isso e normal? Pode ser ser considerado incontinencia urinaria? Me da uma luz.

    • 03/09/2012 at 7:36 am

      Olá, Danielle
      Considera-se incontinência urinária, sim. Algumas mulheres tem perda apenas na relação sexual, durante o orgasmo. Você não é a única.
      Fisioterapia pode ajudar a melhorar ou cessar os episódios. Você já conversou a respeito com seu ginecologista? É importante pro fisioterapeuta se certificar que você não está com infecção urinária antes de começar o tratamento. Então converse com seu ginecologista e procure um fisioterapeuta especializado em uroginecologia na sua região.
      Abraço.
      Samantha Rizzi

  5. Eliane Hoff said,

    03/11/2012 at 11:59 pm

    sempre tenho q trocar a calcinha durante o decorrer do dia pois fica molhada, e parece ser xixi.. e toda vez depois de urinar limpo direitinho e quando levanto percebo q sai urina e molha a calcinha. isso é incontinência urinária ou algo ms sério? Me ajude por favor!

    • 04/11/2012 at 9:43 pm

      Olá, Eliane
      Pode ser incontinência urinária, sim.
      Você já comentou isso com seu ginecologista? É importante que ele saiba para fazer uma avaliação detalhada e descobrir porque isso está ocorrendo.
      Abraço
      Samantha Rizzi

  6. Jica said,

    07/06/2013 at 7:43 am

    Faz uns 4 dias que acordo pela manha e me sinto molhada, então quando olho minha calcinha ela esta muito molhada, como se tivesse escapado xixi durante a noite, má só enquanto durmo, durante o dia eu sinto só um desconforto bem chato.

  7. 09/09/2013 at 11:53 pm

    ola eliane ando muito chatiada por nao poder fazer execicios fisicos nao posso rir e se faco um pouquinho de esforco ou correr que faco xixi que esta havendo comigo ,por favor me ajude

    • 26/09/2013 at 10:17 pm

      Olá, Neuza
      Aparentemente você está com Incontinência Urinária de Esforço (IUE).
      Você já relatou isso ao seu ginecologista??
      Procure ajuda de um profissional, pois a IUE é tratável.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: