A mulher e o períneo

04/10/2011

Mas afinal, o que é períneo?

Filed under: Anatomia — A mulher e o períneo @ 6:04 pm

Você já ouviu falar em períneo?

O períneo é também chamado de assoalho pélvico. Vamos pensar um pouquinho nessa nomenclatura. Assoalho faz vocês imaginarem o que? O piso de nossas casas? Algo que está abaixo de nós, dando sustentação? Ok. Vamos ver por essa lógica pra começar a entender do que se trata. “Assoalho pélvico”: ASSOALHO seria então algo que está embaixo e PÉLVICO tem relação com pelve.

Muito bem. Vamos agora pensar na pelve.

Foto 1 adapatada 2

Aqui está uma ilustração da pelve humana. Ela é formada pelos ossos do quadril (ílio, ísquio e púbis), pelo sacro e pelo cóccix. Se você nunca ouviu falar nesses nomes não se preocupe. O importante aqui é tentar entender sua relação com o períneo. Perceba que existe uma cavidade nessa região.

 

Essa cavidade é fechada por um conjunto de músculos, o que veremos abaixo.

 

 

 

 

 

 

 

Aqui podemos ter uma boa visão geral de como são esses músculos. Existe uma camada mais superficial e uma camada mais profunda, que fecham a cavidade pélvica por baixo, dando sustentação ao que está em cima, como se fosse um assoalho. É o assoalho pélvico, popularmente denominado períneo, que está relacionado com a sustentação das estruturas pélvicas, com a função sexual, com a continência fecal, com a controle urinário e com o trabalho de parto.

Abaixo, uma vista lateral:

Foto 2 adaptada

Nessa outra perspectiva, podemos visualizar a bexiga (bladder), o útero (uterus) e o intestino grosso (rectum). Em vermelho, como se estivesse fechando por baixo, tem a musculatura do assoalho pélvico.

 

Era isso que vocês imaginavam? Vou falar bastante sobre períneo ainda. Imagino que à primeira vista talvez não seja muito fácil de entender e claro que devem estar surgindo algumas dúvidas. Semana que vem escreverei mais sobre anatomia e aos poucos vou comentar sobre suas funções. Até lá.

Boa semana a todos.

1 Comentário »


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: