A mulher e o períneo

11/12/2011

Funcionamento normal da bexiga

Filed under: Fisiologia da micção — A mulher e o períneo @ 7:27 pm

Vamos aprender com mais detalhes o funcionamento normal da bexiga.

Retomando: a urina é formada nos rins, passa pelos ureteres e vai até a bexiga, onde fica armazenada .

sistema urinário com fonte

Durante essa fase de enchimento, a bexiga deve estar relaxada e os músculos peri-uretrais contraídos.

Quando vamos urinar relaxamos a musculatura peri-uretral e ocorre contração do músculo da bexiga, chamado detrusor, com expulsão de toda a urina.

 

A bexiga, então, funciona como um reservatório até o momento de urinarmos. Para isso precisa ter capacidade de comportar toda a urina que está sendo formada constantemente pelos rins.

 

bexiga-urinária-com-urina-45874373

Por outro lado, quando vamos urinar, precisa ter força de contração suficiente pra expulsar toda a urina ali armazenada.

 

Aprendemos anteriormente sobre os tipos de músculos. Observe no desenho abaixo como são as fibras do músculo liso.

3.Contração_Tipos_musculares_1 com fonte

 

Veja agora as fibras do detrusor, músculo da bexiga. Elas, em situações normais, tem capacidade de distender durante a fase de enchimento da bexiga  e de contrair na fase de esvaziamento.

detrusor com fonte

 

 

Para entendermos como funciona vamos mais uma vez associar com algo que estamos acostumados a ver.

 Imagine uma bexiga de festa. Ela tem uma elasticidade que permite sua distensão quando começamos a enche-la de ar. O mesmo acontece na bexiga urinária. Ela, quando relaxada, tem a capacidade de distender conforme a urina vai sendo armazenada. Essa característica é denominada complacência vesical.

 

 

A bexiga da mulher tem capacidade de armazenar cerca de 400 a 500 ml e a do homem 300 a 400 ml.

Ao atingir metade da capacidade sentimos uma primeira e fraca vontade de urinar, que muitas vezes passa despercebida. Mas quando chegamos perto de nossa capacidade máxima os receptores presentes dentro da bexiga são bastante estimulados e sentimos uma vontade real de urinar. Nosso corpo está nos mostrando que é o momento de ir ao banheiro. E deveríamos sempre respeitar esse desejo.

 

A Sociedade Internacional de Continência (ICS) considera como normal urinar de 4 a 8 vezes por dia e até 1 vez a noite (acordar uma vez durante a noite pra urinar não é considerado incontinência).

O ideal seria urinarmos toda vez que sentíssemos vontade, com saída de mais ou menos a quantidade da capacidade vesical normal (cerca de 400 ml) de urina em jato.

 

 

 

No entanto, muitas vezes adaptamos nossos hábitos urinários de acordo com nossa vida social e não respeitamos muito a fisiologia normal. Esses hábitos PODEM levar a alterações funcionais no futuro, conforme explicarei abaixo. Não quer dizer IRÃO ocorrer disfunções, nem que essas são suas únicas causas, mas é bom começarmos a pensar nesses hábitos.

 

 

Algumas pessoas fazem xixi várias vezes de forma preventiva, sem estar com vontade. Antes de sair de casa, antes de começar uma tarefa, antes da reunião, antes da ginástica etc. Acontece que, dependendo da frequência desses atos, a bexiga pode perder complacência, porque nunca chega a distender até sua capacidade máxima normal. Ao invés de armazenar 400 ml, pode vir a ser capaz de armazenar, por exemplo, apenas 250 ml ao longo do tempo.

 

 

 

Por outro lado, algumas pessoas tem como hábito passar horas, ou até o dia inteiro, sem ir ao banheiro. A bexiga, nesses casos, vai aos poucos aumentando sua capacidade de armazenamento e os receptores ficam menos ativos. Chega um momento que a bexiga está muito maior que o normal e a pessoa ainda não sentiu vontade de urinar.

O problema é que uma bexiga muito grande perde função de contração e assim na hora de urinar o detrusor contrai mas não consegue excretar toda a urina presente dentro da bexiga.

 

Vamos falar bastante sobre esses hábitos e suas consequências quando estivermos abordando as disfunções urinárias. No entanto, já comece a prestar atenção em algumas coisas. Quantas vezes você vai ao banheiro por dia? Voce costuma fazer xixi de forma preventiva? Você sente vontade de urinar? Sua urina é em jato? Sai bastante xixi?

No próximo post falaremos como funciona o controle neural da bexiga. Portanto, se tiver dúvidas até aqui pode escrever.

Boa semana a todos.

3 Comentários »

  1. […] na figura ao lado que a bexiga, assim como o útero e o intestino, não fica solta na cavidade pélvica.  Ela está sustentada […]

    Pingback por Incontinência Urinária de Esforço – Teoria integral e fatores de risco « A mulher e o períneo — 21/03/2012 @ 12:34 am

  2. Adorei o tema

    Comentário por Nelsa — 14/12/2012 @ 10:58 am

  3. eu costumo urinar de 8 a 13 vezes por dia e desconfortavel eu preciso esta sempre perto de um banheiro pensei que isso nao era normal e entao fui pesquizar….

    Comentário por joselia macrino bernardo — 14/06/2013 @ 3:13 pm


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: